Atualidade

A Unidade de Saúde Familiar SALUS, situada em Évora e integrada na Unidade Local de Saúde (ULS) do Alentejo Central, lançou um projeto-piloto de atendimento automático aos utentes: o Sistema de Atendimento e Resposta Ágil (SARA). Este sistema foi criado para facilitar o acesso dos utentes aos serviços de Saúde, diminuindo o tempo de espera no atendimento e agilizando o registo de necessidades dos utentes.

A Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM)  junta-se agora à campanha "Viva! Para lá da Depressão", uma iniciativa que sensibiliza os portugueses para a importância da Saúde Mental. O objetivo desta chancela institucional e científica é que a SPPSM seja um aliado da campanha na promoção da literacia da população para  saúde e doença mental em Portugal, em especial a depressão.

As candidaturas para o Prémio Noémia Afonso, promovido pela Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS), decorrem até 31 de julho. Todos os interessados devem submeter o seu projeto de investigação na área do cancro da mama aqui.

O Serviço de Cardiologia da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria realizou recentemente os primeiros dois implantes de pacemakers sem fios, um procedimento inovador com a duração de aproximadamente 30 minutos. Até então os doentes que necessitavam deste tipo de dispositivo eram referenciados para outro hospital.

Os serviços de cuidados paliativos apresentam “insuficiências significativas”, revela um relatório hoje divulgado, segundo qual em 2022 estavam em falta 39 médicos, 246 enfermeiros, 19 psicólogos e 18 assistentes sociais. O Observatório Português dos Cuidados Paliativos (OPCP) refere, no relatório de Outono 2023, que cerca de 85 % dos médicos nestas unidades são de medicina geral e familiar e de medicina interna: “Apenas 37,7 % têm competência em Medicina Paliativa”.

O Hospital CUF Torres Vedras e o Sport Clube União Torreense Futebol SAD - SCUT, unem esforços para a época desportiva de 2024-2025, que prevê o acompanhamento clínico dos atletas, em colaboração com o departamento médico do clube. Pedro Bastos, administrador da CUF, olha com entusiasmo para esta parceria “que reforça o compromisso da CUF com a promoção de uma vida mais saudável através do desporto, garantindo o melhor acompanhamento clínico aos atletas, assim como fortalece a relação de proximidade da CUF com a comunidade da região”.

Portugal é o terceiro país da OCDE em que a despesa direta das famílias com saúde é mais alta, com os idosos sujeitos a uma maior desproteção financeira nesse tipo de gastos, alerta um estudo.

Entre os dias 12 e 14 de setembro, decorre a IX Reunião Bienal de Cardiologia da Ilha Terceira, presidida por Vergílio Schneider. 

Cerca de 21 milhões de crianças não receberam as vacinas previstas em 2023, mais 2,7 milhões do que antes da pandemia, um retrocesso nos objetivos globais de imunização que estão longe das metas para 2030.

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga inicia na quarta-feira, 17 de julho, o processo de descentralização das consultas de Reumatologia, para diminuir os tempos de espera e poupar os utentes a deslocações longas.

Publicações